quarta-feira, 1 de junho de 2011

What about love?

Se há coisas na vida, que me revoltam os fígados é a falta de humanidade.
Se somos seres que pensam, sentem e exprimem-se, como é possível que estejamos a caminhar cada vez mais para uma sociedade individualista, do "cada um por si" e cada vez mais imune ao sofrimento alheio?
Não consigo mesmo conceber a falta de compaixão por outro ser humano, ou até mesmo por um animal.
Como é possível ver alguém a sofrer a perda de alguém querido e pensar apenas no trabalho, ou na entrega de um trabalho ou ficar incomodado perante um pedido de saída mais cedo para ir a uma missa de 7º dia de um amigo, sendo o mais cedo já no período das horas extraordinárias não remuneradas?
Fico abismada com a quantidade de casos insólitos que vou ouvindo de amigos que sofrem na pele a falta de humanidade por parte de superiores hierárquicos.
A verdade é que o nosso mundo está mesmo a ficar louco, com os valores completamente subvertidos. A desgraça do outro cada vez é mais indiferente, a atenção é focada no nosso umbigo, no nosso sucesso, nos nossos prazos de entrega, nos nossos stresses diários de pequena ou grande importância e quando algo verdadeiramente chocante com outro ser humano  se depara no nosso caminho, é mais seguro desvalorizar ou simplesmente ignorar!
Vejo pessoas idosas que caem na rua e passam outras tantas por ela sem uma mão de auxílio, ou adolescentes que numa briga sobre rapazes ou telemóveis, acabam em cenas de espancamento ou facadas, com direito a filmagens em directo por expectadores divertidos e ansiosos por partilhar com o mundo através das redes sociais. Vejo chefes de trabalho que cegos no seu mundo egoísta, aproveitam-se e exploram jovens que fazem tudo para não perder o emprego. Quando alguma tragédia acontece, as atitudes mantêm-se e não há nem um segundo de reflexão.
Tudo isto me revolta e bem sei que nem todos são assim mas vale a pena reflectir se o mundo e a sociedade caminha para uma maior generosidade ou para um crescente egoísmo.
Deixo-vos esta música do Michael Jackson com uma mensagem poderosíssima, não só ecológica como sobre a própria humanidade:
XoXo

P.

1 comentário:

  1. Até hoje, este foi um dos post que mais me emocionou pela veracidade dos factos, com que me revolto quase todos os dias que saio de casa...
    As tuas palavras dizem tudo, não vale a pena acrescentar mais nada!
    Estou contigo nesta dor e na luta por um mundo melhor!

    ResponderEliminar