quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Obama: uma nova era!

Era um daqueles dias cinzentos e chuvosos, os quais sabe tão bem ficar em casa com umas pantufas quentinhas e o fato de treino mais confortável, quando no programa da Oprah na Sic Mulher, vejo a primeira entrevista ao então senador Barack Obama.
De imediato senti uma estranha empatia, uma voz mais pura e menos "política", um homem que procurava através de um registo genuíno, voltar a trazer à ribalta o entusiasmo pela vida política.
Pressenti nesse momento que aquelas vozes claras, directas e com um discurso idealista mas bem fundamentado e executável, deveriam ser as mais ouvidas no mundo.
Quando a Oprah o desafiou para a possibilidade de uma candidatura à presidência, Obama "fechou-se em copas" e apenas falou do seu trabalho em África como senador, no entanto essa questão já não saíria mais da minha cabeça...que bom seria para o Mundo, o ínicio de uma nova era com um presidente americano como Obama,antítese assumida de Bush!
Quando Obama decidiu candidatar-se à presidência, acompanhei toda a campanha desde o ínicio, desde as primárias (vendo em directo na CNN o desenrolar das eleições), até ao momento que os EUA apenas algumas décadas depois do assassinio de Martin Luther King, viram eleito o primerio presidente negro da história do país.
Na minha opinião, a campanha foi simplesmente fabulosa e ilustrou tudo o que faz falta no nosso país: paixão e um rumo. O lema "Yes we can" tomou proporções gigantescas e mobilizou os jovens de uma forma quase fanática(qual pop band!), querendo ansiosamente fazer parte desta nova era , desta nova forma de pensar, discursar, de ver a vida com um sentido de compaixão, justiça e determinação!
Os pequenos donativos por parte dos jovens para ajuda da campanha,mostraram ao mundo que os jovens não são tão apáticos politicamente como muitos julgavam; estes jovens mostraram ao mundo de uma forma clara, que apenas é necessário alguém que saiba accionar o motor de arranque!
Eu acredito no "Yes we can"!Basta concentrarmo-nos em pequenas coisas que achamos que não estão bem na nossa sociedade e envolvermo-nos para podermos dar o nosso pequeno contributo mas fazendo desta forma o pleno uso da nossa voz.
O conformismo é inimigo da progressão. Penso que os jovens devem ligar em si mesmos o tal motor de arranque e envolver-se mais na política, acreditando que ela ainda pode ser bela. Todos nós podemos dar vida a petições sobre assuntos relevantes, ter uma maior consciência ambiental, pensar sobre os assuntos políticos de uma forma ponderada e não compremetermos a nossa voz, deixando os outros decidirem!
Todos juntos assim poderemos afirmar que "Sim podemos!"

XoXo
P.

Sem comentários:

Enviar um comentário