quarta-feira, 20 de junho de 2012

Morocco


Há já algum tempo que tenho curiosidade em conhecer Marrocos. A paisagem, os costumes locais, as pessoas e a arquitectura. A comida, nem tanto. Adoro experimentar diferentes cozinhas e o ano passado fiquei apaixonada pela comida tailandesa (em hotéis, é um facto, mas não nos aventurámos na comida vendida nos mercados com aspecto muito duvidoso). A cozinha marroquina não é definitivamente apelativa para mim, mas espero poder ser surpreendida.
Já aqui falei por tantas vezes na minha paixão por viagens e se for para países diferentes da cultura ocidental, ainda melhor. Adoro a descoberta de novas formas de ver o mundo e o acto de vestir uma nova pele e ver o mundo por outros óculos. Uns óculos mais graduados, acabando por ver o que realmente mais interessa na vida. Sempre que viajo para fora da Europa, volto quase sempre com a sensação de que algo em mim mudou. Tive esse sentimento quando fui à Tailândia, a Cuba e ao Egipto. A forma como as pessoas são felizes com tão pouco, toca-me de todas as vezes. Faz-me inevitavelmente reflectir sobre a minha própria vida e sobre o que realmente é importante, hiper valorizando tantas vezes coisas sem importância alguma.
Nesta viagem a Marrocos, espero regressar com o mesmo sentimento de riqueza interior, não deixando de aproveitar no entanto, de trazer artigos locais como bijuteria e artesanato. Adoro trazer para casa objectos que me façam recordar as viagens e boas memórias!
O plano de viagem incluirá passagem por Marraquexe, Ouarzazate e uns dias hospedados no deserto. Sempre metida na piscina, está-me a parecer…
Se alguém já foi a Marrocos, gostava muito de saber a vossa experiência e conselhos de viagem.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

It has been a while since I’ve been curious about Morocco, the landscape, the local customs, the people and the architecture. The food, not so much. I love experimenting in what concerns local cuisine, and just loved last year’s Thai food. But for some reason, I don’t like Moroccan food. I hope they can prove me wrong.
I’ve already talked about my passion for travelling and if it’s a non occidental culture, the better. I like the discover of new traditions, different ways to see the world and to dress a different skin. I love to bring home local jewellery, local handicraft and fulfil my home with travel memories.
This year we chose Morocco as our vacation in August and we’re planning on going to Marrakech, Ouarzazate and a few days on the desert. I just can’t wait for it!
Every time I travel to this kind of countries, I come home with a strange feeling that something has changed me. I had that feeling in Thailand, Cuba and in Egipt.The people and the way they’re happy with their lives not having much money to spend, it truly moves me. It makes us wonder what life is all about. Their approach to life is a lesson to all of us, so many times feeling unhappy about meaningless things.
If you ever went to Morocco, I would love to know your experience and advises.
 

XoXo

P.

5 comentários:

  1. Estive em Marraquexe já dois meses e posso te dizer que foi das cidades que mais me surpreendeu de forma positiva em todos os aspectos. Começando pela comida que adorei muito saborosa e condimentada:) com preços super acessíveis uma refeição para mim com bebida prato e sobremesa ficava por 5 euros num restaurante na praça Jemma El Fna. Quanto ao povo são muitos "chatos" sempre a quere vender mas sempre respeitadores e claro é preciso regatear sempre mas sempre mesmo menos na alimentação.
    Marraquexe é uma cidade muito segura e nunca tive qualquer problema em andar pelas ruas da zona velha durante a noite.
    Também fui a Ourzazate e adorei a paisagem é maravilhosa.
    Vais ficar na zona velha ou na zona nova?? Eu preferi ficar na zona velha pois é onde se encontram todas as principais atracções turísticas para além de ser uma zona muito mais interessante que a zona nova.
    Se precisares de mais algumas dicas estas a vontade é só dizeres:)

    Beijocas e diverte te

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelas dicas Filipa! Ainda não marcamos hotel em Marraquexe mas vou ver então na zona antiga da cidade. Quanto aos vendedores, deve ser do género do Egipto, faz parte da cultura, mas ainda bem que a cidade é segura.
      Beijinhos e obrigada***

      Eliminar
  2. Adorava ir a Marrocos, talvez um dia vá mesmo!! :)

    e ao Egipto também :)

    beijinho
    http://nini-flicka.blogspot.pt/2012/06/oasap-super-giveaway-of-152-pieces.html

    ResponderEliminar
  3. Olha eu estive em marraquexe há pouco tempo, os conselhos são idênticos aos da Filipa. Regateia tudo, desde taxis, a charretes a tudo... na praça Jemma El Fna à primeira vista pode-te fazer confusão comer lá, se fores muito piquinhas com isso, mas lembra-te que é essencialmente carne grelhada portanto seguríssima. Podes regatear com os taxistas levarem-te já mais perto da montanha do atlas, até a umas quedas de agua e um aldeia berbere, pelo caminho passas lá por uma casa típica beberber. Podes também passar por uma cooperativa, que ajuda as mulheres divorciadas, que produz argan. Ainda nem deste conta já tem um guia, por sinal conhecido do taxista para te levar a subir aquilo. Se fores fazer isso vai com calçado confortável andas bastante e as rochas são bastante escorregadias porque estão muito polidas. Nós optamos por alugar um cofre no Hotel por causa dos passaportes e porque levamos dinheiro. O dinheiro podes trocar logo no aeroporto ou nos hotéis, mas atenção que nem todos os sitios tem a mesma taxa de câmbios. No souq se não tiverem grande sentido de orientação no primeiro dia, não de desviem muito da primeira rua onde entram, porque pode ser labiríntico. E não vás de estomago cheio para a parte dedicada as tinturarias e afins...tem um cheiro muito intenso :) Nem adianta tentares visitar as mesquitas, que são vedadas a não muçulmanos. Se estiveres para isso compra os cremes de argan, são óptimos e aqui qualquer coisa que tenha argan dispara o preço..lá por um euro compras um creme.
    Quando um guia te vier dizer dizer: no tienes que pagar" invariavelmente vais acabar numa típica pharmacia berbere e vão te tentar vendar lá as coisas. Atenção às fotografias...eles não gostam muito que lhes tirem fotografias sem autorização. Se tirares fotografias aqueles encantadores de cobras e afins, vais ter que pagar. Se não quiseres mesmo comprar dizes um não firme e não voltes a olhar para o produto em questão. Agua engarrafada e evita os sumos de laranja naturais que lá são muito famosos. Atenção ao transito... ao inicio assusta..o meu taxista fazia marcha atrás num sitio tipo rotunda do marquês...a primeira noite que fui à praça Jemmal El Fna... andava sempre a correr etc, porque a regra de transito e não haver regras...primeiro estranha-se depois entranha-se!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pelas dicas, vou ter em atenção tudo isso.Não há nada como trocar experiências com quem lá foi.
      Um beijinho***

      Eliminar