quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Istambul



Quando ficou acertado o destino da lua-de-mel, e pelo facto da viagem ser muito pesada no que respeita a horas de voo, decidimos aproveitar a escala para conhecer mais uma cidade. No caso do marido, já lá tinha ido em interrail há uns anitos e decidiu amavelmente, mostrar-me Istambul.
A cidade é bastante atraente, em grande parte devido a uma certa mística e ar oriental que lhe confere uma imagem cosmopolita e exótica ao mesmo tempo. As mesquitas que se erguem por toda a cidade convivem com arranha-céus na parte moderna e com hotéis com restaurantes de vistas previlegiadas de último andar na parte antiga.
O passeio pelo Bósforo é quase obrigatório para quem visita a cidade, que desta forma poderá à distância de um virar de cabeça para a esquerda ou direita, avistar continente europeu e asiático.
Os mercados fazem parte do ADN turco, e é lá que mais se consegue sentir o pulsar da cultura turca. O bazaar das especiarias, que mais parece uma tela de cores outonais com a mistura de terracota (as pimentas), amarelos torrados (do açafrão), os verdes e vermelhos (dos chás), os castanhos (da noz moscada) e um sem número de cores e especiarias diferentes, que nunca havia visto por cá. No Grande Bazaar abundam os candeeiros, tapetes, serviços de chás, as pratas, o ouro, a bijuteria diversa, as malas (de imitação, a maioria!), moedas antigas, relíquias e pinturas de outros tempos… não termina o leque de achados que se poderá encontrar no Grande Bazaar de Istambul. A um canto, é normal ver uma concentração de homens, berrando ao telemóvel, assemelhando-se aquele pequeno espaço à Bolsa de Wall Street, gesticulando nervosamente enquanto discutem o preço do ouro e da prata.
O trânsito é caótico mas eles entendem-se assim. O cinto de segurança, aparece em alguns carros mais como acessório estético do que propriamente de utilidade. Nos cruzamentos, reina a regra da buzina mais alta, ou a voz mais alta. Uma ou outra. E normalmente parece resultar.
Estivemos na cidade na altura do Ramadão e durante este período, na parte antiga, nos arredores da Mesquita Azul e Haya Sophia, as pessoas deslocam-se até lá depois do pôr-do-sol para terem a primeira refeição do dia.
Impressionante como cidades fora da cultura ocidental, se revestem de cores diferentes…

Bazaar das especiarias








Passeio no Bósforo


Desfile de casacos de pele

Mesquita Azul à noite

Haya Sophia


Cisternas debaixo da cidade

Chás turcos


Um espaço escondido numa ruazinha estreita da cidade...

 XoXo

P.

1 comentário: