quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Cuba



Quando pensava neste país a única coisa que associava era praia! Foi com surpresa que constatei que Cuba é muito mais do que praias paradisíacas. O centro histórico de Havana está bastante bem preservado desde a colonização, as casas bem pintadas de cores vivas e os cafés típicos de Havana com pátios interiores e ventoinhas de madeira no tecto girando ruidosamente e principalmente os cubanos mostraram-me porque Cuba é especial.
Os velhos cubanos com o seu típico charuto na boca e sorriso malandro e as senhoras sentadas nos bancos de jardins ou no chão das ruas vestem um sem numero de saias rodadas de cores vibrantes, chapéus e grandes brincos também coloridos, todo o povo é festa! Dançam e tocam nas ruas e nos bares em plena luz do dia e apesar das dificuldades que passam devido ao regime, são alegres e bem-dispostos!
A nossa guia, também bem disposta e faladora, desabafou sobre os podres do regime que a obrigava a ter senhas de racionamento e a partilhar casa com diversas famílias além de só poder ter telemóvel por ser guia. O regime comunista de Cuba e a sua suposta Revolución ainda em curso, não tem agradado ao povo como nos fazem crer. O povo não pode lutar por um pedaço de terra seu ou ousar e arriscar em negócios próprios, pois tudo tem que ter o aval do estado e as terras e casas são quase todas nacionalizadas. A propriedade privada é quase inexistente e embora o sistema de saúde seja bom e a educação de acesso gratuito para todos, inclusive nas universidades, o ensino é tendencioso e as pessoas qualificadas não podem deixar o país, salvo com autorização prévia do Estado. Resumindo, este regime, assim como todos os regimes comunistas não acredita numa sociedade baseada no mérito mas sim numa sociedade igualitária, o que traduzido concretamente está à vista que não deixa o povo feliz porque em Cuba, essencialmente as pessoas com mais instrução sentem-se frustradas por ganhar muito pouco e não terem liberdade.
Apesar de tudo isto, Cuba vale a pena visitar principalmente se forem amantes de praia como eu. As praias em Varadero são absolutamente paradisíacas repletas de palmeiras e o mar azul-céu que contrasta com a areia muito branca. As pessoas são de uma alegria contagiante e a velha Havana bem preservada é palco de um autêntico desfile de carros bem antigos com os seus donos exibindo os seus brinquedos orgulhosamente com os vidros partidos…
“Todo esto es Cuba”!;)

XoXo

Ana

1 comentário:

  1. Depois de dizeres no port anterior para se parar de desejar ardentemente o Verão e aproveitar o Inverno foi o post ideal. ;)

    ResponderEliminar